A Associação Portuguesa da Energia (APE) e o World Energy Council apresentaram no dia 28 de janeiro, 2021 o programa Future Energy Leaders Portugal (FEL.PT), num webinar que contou com a presença do Presidente da Direcção, Jorge Cruz Morais e do actual presidente do Programa FEL100 do WECouncil, Nuno Silva.
O programa FEL.PT está a ser implementado pela primeira vez em Portugal, tendo sido selecionados para integrar o grupo 22 candidatos com percursos académicos e profissionais de excepção.
O FEL.PT visa promover o debate sobre questões prementes do sector energético, ajudar a moldar soluções no contexto português e inspirar as próximas gerações de responsáveis do sector. A comunidade FEL.PT pretende ainda contribuir para a aceleração da transição energética, enquanto se garantem os princípios de sustentabilidade social e ambiental.
Para o Secretário Executivo da APE, Bento de Morais Sarmento,
“Os membros seleccionados para integrar os FEL.PT apresentam percursos de excelência nas suas áreas de actividade, garantindo que o programa, patrocinado pela Associação Portuguesa da Energia, se irá desenrolar com um elevado nível de exigência e proporcionará, além da valorização dos próprios participantes, contributos relevantes para a transição energética em Portugal”
Por sua vez, o Presidente do programa Future Energy Leaders (FEL100), Nuno Silva, afirmou:
“O programa Future Energy Leaders ambiciona fazer a diferença por promover a liderança responsável que crie impacto positivo na transição energética. A criação de programas nacionais vem capacitar uma rede ainda mais abrangente (os FEL-100 do WEC) num contexto de atuação local e regional. Os FEL.PT são criados com o propósito de, tendo uma perspetiva global – umbilicalmente ligada ao programa internacional FEL-100 – conseguir ter uma ação muito tangível localmente. Pelos brilhantes membros escolhidos, a ambição de desenvolver os futuros líderes do setor da energia, que inspirem os pares e as gerações mais novas, é enorme e estou seguro de que contribuirão para desafiar e acelerar as estratégias rumo à sustentabilidade da Energia em Portugal, apoiando a APE.”