Como já anunciado, a APE realizou o seminário “Biometano: Perspectivas para Portugal” no dia 20 de Março, em Coimbra, com a presença de reconhecidos especialistas na área dos gases renováveis, reunindo uma audiência de 120 participantes.
A Sessão de Boas-Vindas contou com a presença de Alexandre Gomes da Silva, Presidente da Coimbra Business School e Isabel Lança, Presidente da Ordem dos Engenheiros Região Centro, entidades parceiras da APE na organização do evento, bem como de Pedro Ávila, vice-presidente da Associação.
Jaime Braga Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Produtores de Bioenergia e Margarida Quina, Professora da Universidade de Coimbra tiveram a seu cargo as intervenções iniciais sobre “Perspectivas do biometano na Europa” e a “Produção de biometano num contexto de valorização de biorresíduos”, respectivamente.
Seguiu-se um Painel de Debate com a participação de Pedro Furtado, Diretor de Estudos e Regulação da REN, Miguel Faria, Chief Operations Officer da Floene, Patrick Bárcia, Vice President of Technology da Sysadvance, Cristiano Amaro, Head of Biomethane da Capwatt e Margarida Quina, Professora da Universidade de Coimbra.
No final dos trabalhos a necessidade de colaboração e trabalho integrado entre todos os agentes do sector dos gases renováveis mereceu a unanimidade dos presentes, conforme referiu João Torres, Presidente da Associação Portuguesa da Energia: «O biometano surge como uma solução promissora e em Portugal há muito para fazer. É fundamental que governo, administração pública, autarquias, empresas, academia, indústria e sociedade civil trabalhem em conjunto para promover o desenvolvimento e a adoção do biometano como parte integrante de uma matriz energética mais sustentável e resiliente.»
As apresentações disponibilizadas pelos oradores encontram-se em: https://apenergia.pt/seminarios/