Realiza-se, no dia 30 de Junho, a próxima edição da iniciativa “Energia em Debate” dos Future Energy Leaders Portugal dedicada ao tema “Potencial do solar Distribuído” que contará com a participação de João Amaral, CTO da Voltalia, Alexandre Kisslinger, CEO da Acciona Energia Portugal, e João Peças Lopes, Professor da FEUP e ainda Pedro Amaral Jorge, Presidente da APREN, no encerramento.
Os sistemas solares fotovoltaicos distribuídos têm como vantagem produzirem eletricidade perto do local de consumo. Tal facto, leva a uma redução das perdas do transporte de eletricidade e pode contribuir para aumento da resiliência do sistema elétrico nacional.
Numa altura em que se debate a nível nacional os próximos leilões de potências das grandes centrais fotovoltaicas, o impacto paisagístico destes megaprojetos e os seus benefícios para o desenvolvimento local, é essencial analisar as vantagens e desvantagens da estratégia de produção solar fotovoltaica distribuída versus a produção em larga escala.
O evento decorerrá online, estando já abertas as inscrições.