Estudos

A realização de estudos é uma das formas de contribuir para a reflexão sobre matérias ligadas à evolução, dinamização e consolidação do sector energético, em proveito da economia e da qualidade de vida, objectivos estatutários da APE.

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Liberalização do Mercado de Electricidade: ponto de situação

Estudo realizado pela APE em colaboração com a Deloitte, com o objectivo de analisar o impacto da liberalização no mercado de baixa tensão, no que respeita à evolução do preço, qualidade de serviço, abertura do mercado e nível de switching.

 
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A Energia em Portugal: perspectiva de quem a utiliza 2014

A Energia em Portugal: perspectiva de quem a utiliza é um projecto de referência da Associação, que se vem realizando de 3 em 3 anos, desde 2006, e que se inspirou numa edição anterior, dos anos ’90.

Baseado em questionários preparados para consumidores de energia domésticos e empresariais, este estudo permite aferir o conhecimento das alterações registadas no sector e compreender a evolução dos comportamentos, expectativas e percepções dos consumidores de energia a nível nacional.

 
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A Energia em Portugal: Perspectiva de quem a utiliza 2010

Edição 2010

Com base num trabalho do final dos anos 90, a Associação Portuguesa de Energia (APE) desenvolveu, em 2006, o estudo “A Energia em Portugal: Perspectiva de quem a utiliza”, que procurou caracterizar os consumidores de energia, analisar os seus comportamentos e identificar as suas expectativas.

Quatro anos passados sobre esse primeiro projecto, a APE realizou em 2010 a segunda edição, introduzindo as adaptações necessárias ao actual contexto do sector.

As conclusões apresentadas constituem um contributo relevante, para a compreensão dos comportamentos e expectativas dos consumidores de energia em Portugal. O estudo fornece dados importantes para análise, disponibilizando informação fundamental para a formulação de políticas pelos decisores públicos

 
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A Energia em Portugal: Perspectiva de quem a utiliza;

Edição 2006

Na última década, o sector da energia em Portugal deparou-se com diversos desafios, que alteraram o mercado da energia em Portugal, face ao que se verificava no início da última década do século XX.

Com o objectivo de analisar o mercado da energia em Portugal e as consequências da evolução verificada, realizou-se um inquérito, junto de 2001 consumidores domésticos e 398 consumidores empresariais, de forma a determinarem-se os comportamentos dos consumidores bem como a sua visão deste mercado.

Os resultados obtidos, baseados na amostra de inquiridos, permitem retirar um conjunto de conclusões relevantes para descodificar o mercado da energia em Portugal, baseado nos comportamentos e nas opiniões daqueles que diariamente utilizam energia.

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