Estudos WE Council

O World Energy Council tem vindo a produzir estudos fidedignos há mais de 80 anos. Estes estudos e o programa de trabalho que os suporta são reconhecidos em todo o mundo como uma fonte fiável e realista de informação para todos os aspectos do sector de energia.

O WE Council, através do seu Comité de Estudos, publica diversos relatórios que caracterizam a situação energética, diagnosticam problemas, desenham cenários ou avaliam o desempenho das políticas, designados no seu conjunto como “Energy Transition Toolkit”.

Com periodicidade anual, estes relatórios incluem:

  • World Energy Issues Monitor, é um instantâneo da percepção das comunidades energéticas sobre o impacto e o grau de incerteza de um conjunto de tópicos susceptíveis de influenciar a evolução do sistema energético, identificando os temas prioritários cuja evolução deve ser monitorizada pelo seu potencial impacto e aqueles cujo impacto já é efectivo e determina a actividade.
  • World Energy Trilemma Index, que ordena os países calculando um índice de desempenho energético, a partir de dados estatísticos publicados e com base em três dimensões, Segurança, Equidade e Sustentabilidade.
  • Com periodicidade variável e em função da actualidade dos temas, são também publicados relatórios das séries: World Energy Scenarios, que explora possíveis evoluções do Sistema Energético, segundo três cenários designados Modern Jazz, Unfinished Symphony and Hard Rock; Dynamic Resilience, versando temas de segurança de sistemas, cibernética ou climática; e Innovation Insights, versando temas tecnológicos

    WEIM2021_6

    World Energy Issues Monitor 2021

    Humanising Energy

    O World Energy Issues Monitor deste ano não é como nenhum outro. Tendo como pano de fundo a crise causada pela contínua pandemia de COVID-19, o questionário de 2021 a mais de 2.500 líderes da energia de 108 países reformulou e redefiniu a agenda da transição energética.

    Com base nos dados recolhidos entre Outubro e Dezembro de 2020, e na reconfirmação de descobertas emergentes com as comunidades regionais do Council numa série de workshops digitais realizados ao longo de Fevereiro de 2021, o relatório mostrou:

    As percepções dos líderes do sector da energia sobre áreas de risco, oportunidades e prioridades de acção mudaram radicalmente nos últimos 12 meses

    Uma maior consciência do impacto social e humano da recuperação e de uma transição energética mais ampla

    O aparecimento de uma nova geração de serviços digitais de energia e de empreendedores no sector da energia.

     
    trilemma2020

    World Energy Trilemma Index 2020

    O Relatório fornece uma classificação independente e objetiva da política energética e desempenho de cada país, usando dados globais e específicos desse país para avaliar a gestão de três dimensões principais: Segurança Energética, Equidade Energética e Sustentabilidade Ambiental.

    O Index analisa tendências históricas para permitir que os responsáveis políticos e as partes interessadas acompanhem o desempenho das suas políticas ao longo do tempo e as comparem com outras para explorar formas de melhorar.

    Principais destaques desta edição:

  • Oito países alcançaram a nota máxima de equilíbrio AAA.
  • Melhorias na Sustentabilidade e na Segurança andam de mãos dadas.
  • Os investimentos sustentados em energia eólica e solar significam que os países com as pontuações gerais mais altas reduziram simultaneamente as emissões e diversificaram os seus sistemas de energia.
  • Das três dimensões, a Equidade tem registado a maior evolução desde 2000, impulsionada por esforços liderados por políticas para aumentar o acesso à energia nos países em desenvolvimento.
  • Os países com melhor classificação na Segurança têm sistemas de energia diversificados e beneficiam de dotações significativas de recursos naturais.
  •  
    transmission brief

    Innovation Insights Brief 2020

    The Role of Transmission Companies in the Energy Transition

    Enquanto o mundo se prepara para sair da crise COVID-19, espera-se que o ritmo da revolução energética global acelere. Uma nova publicação do World Energy Council, em colaboração com a PwC, realça a necessidade dos proprietários e operadores de redes de eletricidade se transformarem fundamentalmente, para garantir o seu papel num sistema de eletricidade mais integrado, flexível e inteligente na transição energética para um futuro de baixo carbono .

    Este estudo é baseado em entrevistas aprofundadas com CEOs e líderes seniores de 37 empresas de transporte de energia representando 35 países e mais de 4 milhões de quilómetros - quase cobertura global - da rede de transporte. Embora as suas funções evoluam, as empresas de transporte de energia permanecerão no centro da rede eléctrica e precisam equilibrar os desafios de manter as luzes acesas enquanto se transformam para o futuro.

     
    WEIM2020

    World Energy Issues Monitor 2020

    Decoding New Signals of Change

    O relatório anual World Energy Issues Monitor fornece uma visão única sobre o que os decisores políticos, CEOs e principais especialistas do sector da energia identificam como incertezas críticas e prioridades de acção. Inovando este ano, o Issues Monitor fornece igualmente as visões dos clientes, detalhando as percepções do seu papel no sistema global de energia.

    O Issues Monitor 2020 inclui um mapa de questões globais, mapas de 58 países e seis mapas regionais, bem como as perspectivas dos Future Energy Leaders (FEL) e gestores de inovação.

     
    energy storage brief

    Innovation Insights Brief 2020

    Five Steps to Energy Storage

    Com os grandes esforços de descarbonização e o aumento da geração de energia renovável, a adopção generalizada do armazenamento de energia continua a ser descrita como a principal questão para os sistemas eléctricos. Sistemas de armazenamento acessíveis são o elemento crítico que faltava entre a energia renovável intermitente e um cenário de fiabilidade 24/7 com zero carbono. Além de resolver esse desafio importante, o armazenamento de energia é cada vez mais contemplado para satisfazer outras necessidades, como aliviar o congestionamento ou suavizar as variações de energia que ocorrem independentemente da geração de energia renovável.

    Entrevistamos líderes do sector da energia de 17 países, analisando o progresso recente em termos de tecnologia, modelos de negócios e políticas facilitadoras, que publicamos em 10 estudos de caso. A investigação destacou que as tecnologias de armazenamento convencionais actuais provavelmente não serão suficientes para atender às necessidades futuras de flexibilidade, resultantes de crescentes esforços de descentralização e descarbonização. Ademais, uma concentração restrita em baterias de íon-lítio está a colocar em risco o desenvolvimento de outras tecnologias custo-eficientes.

    Contactos