Estão disponíveis as comunicações do Seminário “Preços da Energia: situação estrutural ou conjuntural?” que se realizou ontem, promovido pela APE e pela Ordem dos Engenheiros.
Este Seminário contou com apresentações de Pedro Neves Ferreira da EDP – Energias de Portugal, Jorge Lúcio da AGN – Associação de Gás Natural e António Comprido da APETRO – Energia em Evolução, bem como a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros na abertura e o Presidente da Direcção da APE na presidência da sessão.
Na sessão foram debatidos os preços dos vectores da energia final, nomeadamente electricidade e combustíveis. Segundo os intervenientes, a transição energética implica um decréscimo gradual da utilização das fontes de energia primária de origem fóssil para energias renováveis e implica necessariamente investimentos adicionais o que se traduz no aumento do custo.
A questão da transição energética deverá ser analisada de forma holística, potenciando-se os aspectos positivos e mitigando os aspectos negativos, sendo consensual que a descarbonização é necessária e deverá ser transversal a toda a sociedade.