A inauguração da Exposição ENERG&FOTO realizou-se no dia 5 de Março no MAAT Central, com a apresentação de 18 fotografias do concurso 2023, com as 6 premiadas com lugar de destaque junto das restantes 12 da short list do júri.
A inauguração contou com a presença da Secretária de Estado da Energia e do Clima, acompanhada por Vera Pinto Pereira e Miguel Coutinho e João Pinharanda da Fundação EDP e João Torres da Associação Portuguesa da Energia.
Após breves discursos, procedeu-se à visita inaugural, tendo o visionamento das fotografias sido acompanhado de troca de impressões com os 3 autores presentes: Paulo Martins, Nuno Brinca e David Duarte.
«Há agora oportunidade de apreciar a melhor seleção de fotografias com olhares bem diversos e inspirados da Energia. E o local eleito não podia ser mais adequado.», afirmou João Torres, Presidente da APE.
O concurso de fotografia ENERG&FOTO foi promovido pela Associação para comemorar o Dia Mundial da Energia 2023, tendo registado a adesão de 55 artistas que apresentaram 150 trabalhos a concurso.
O Júri, constituído por João Torres, da APE (Presidente); João Bernardo, Direcção Geral de Energia e Geologia (Vice-Presidente); Teresa Nunes, Instituto Português da Fotografia (Vogal); Ana Gomes, Future Energy Leaders Portugal (Vogal) e João Cosme, Fotógrafo (vogal), procedeu então a uma primeira selecção que originou uma lista de 25 fotografias.
São, precisamente, esses trabalhos integrantes dessa short list que, limitados a uma por autor, se encontram expostos na Sala Curto Circuito do MAAT Central até 31 de Março.
O ENERG&FOTO 2023 foi promovido pela Associação Portuguesa da Energia (APE) em parceria com o Instituto Português da Fotografia (IPF), e teve o patrocínio da Direcção Geral de Energia e Geologia e o apoio da Colorfoto.
Os nossos agradecimentos a todos os artistas que nos cederam os seus trabalhos, bem como à Fundação EDP, por toda a colaboração prestada.